quarta-feira, 5 de maio de 2010

SERRA PROMETE CONSTRUIR A NOVA PONTE DO GUAÍBA

        O pré-candidato à presidência José Serra (PSDB) participou do Painel RBS na tarde desta quarta-feira, na sede do Grupo RBS, em Porto Alegre. O debate tratou de assuntos como violência, saúde, tributos e não faltaram promessas para o Rio Grande do Sul. O ex-governador de São Paulo destacou o Estado como prioridade em sua plataforma e assumiu um compromisso:

— Vou fazer a segunda ponte do Guaíba. Vou providenciar de cara. Entrarei trabalhando desde o primeiro dia.
Serra afirmou que dará atenção especial à questão da irrigação.
— Temos que ter, no Brasil, um programa de desenvolvimento regional. Aqui (no RS) se justifica fazer diques, açudes e cisternas para a irrigação, porque a seca é recorrente.
 DOIS PROFESSORES POR SALA DE AULA
      A primeira pergunta do debate foi sobre educação. José Serra afirmou que o ideal seria ter um professor e um assistente por sala de aula no ensino fundamental. Ele disse também que é preciso melhorar a qualidade do ensino. Uma das ideias é elaborar guias para professores e garantir material didático para os alunos.
 ROYALTIES
     Questionado se os royalties do petróleo são do Rio de Janeiro ou do Brasil, o pré-candidato disse que "são do país e da região onde tem”.
— O problema que teve com a emenda que foi votada é que tirava tudo do Rio — afirmou.
 PRESIDENTE DA PRODUÇÃO
— Vou ser o presidente da produção - enfatizou José Serra.
De acordo com o pré-candidato, a produção é o setor onde se gera valor. No Rio Grande do Sul, conforme Serra, há um problema específico de juros e câmbio.
— Não acho que dá para consertar da noite para o dia, mas é crucial. É preciso acabar também com a insegurança no campo.
 MERCOSUL
     O MERCOSUL deve ser reformulado, destacou Serra. De acordo com ele, a política externa é pouco agressiva e a entrada da Venezuela só vai aumentar a fragilidade no MERCOSUL.
— O MERCOSUL tem que se fortalecer. Recuamos no sentido do livre comércio. Vamos consolidar esse livre comércio e, no futuro, caminhar para um comércio comum. A política externa tem de estar voltada para o Brasil e para os direitos humanos.
 CORRUPÇÃO
      Perguntado sobre quais as suas ideias para o combate à corrupção, José Serra disse:
— O problema da corrupção não é mais da lei. A questão é comportamental. A legislação é eficiente. O problema é a impunidade.
Serra afirmou ainda que é avesso à ideia de que cargos públicos importantes sejam ocupados por apadrinhados.
— Às vezes é até uma pessoa boa, mas você não consegue controlar.
 CORTES DE CARGOS DE COMISSÃO
      José Serra deixou claro que é a favor dos concursados e que, por isso, se assumir a presidência "vai cortar quem tiver que cortar", se referindo aos cargos por comissão. Ele disse que as agências reguladoras, por exemplo, estão loteadas.
Sobre o salário mínimo, Serra disse que a questão deve ser estudada e que a intenção dele é prestigiar e "dar força" aos aposentados.
 MINISTÉRIO DA SEGURANÇA
     Um dos planos de José Serra para acabar com a violência é concentrar os esforços de todos os organismos de segurança em um ministério. Ele disse que o contrabando de armas e drogas é a base do crime organizado e que isso é problema do governo federal.
— Temos que nos preocupar com todos os Estados porque está tudo interligado. Tem Estado que não está trabalhando direito.
 A respeito da progressão de pena, Serra disse que ela pode ocorrer, mas que deve depender do tipo de crime cometido e de um exame criminológico. O pré-candidato ressaltou que é a favor da tornozeleira eletrônica.
AUTODETERMINAÇÃO DAS NAÇÕES
      Sobre a política externa, Serra destacou que defende a autodeterminação das nações e afirmou que não receberia o presidente do Irã, por exemplo.
— Ninguém mete bico no do outro. Devemos ser contra a bomba nuclear e cooperar para que não se prolifere. É preciso enfraquecer a potência nuclear americana e russa e não imaginar que eles vão se desfazer do que têm.
Questionado sobre a relação com Hugo Chávez, Serra destacou que ela seria normal e brincou:
— Chávez declarou apóio a outra candidata. Achei até bom, no meu caso.
Fonte: ZEROHORA.COM - http://www.clicrbs.com.br/
Postado por: Edison Franco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário