domingo, 6 de novembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE A SOCIAL DEMOCRACIA E O PAPEL DO PSDB

Professor José Hermílio Ribeiro Serpa. Advogado - Procurador do Estado, Professor de Política, (Pós-graduado em Direito do Consumidor pela UFRGS); Pós-graduado em Filosofia do Direito - Professor de Direito Constitucional, Ciência Política, Introdução à Ciência do Direito, Filosofia do Direito, Direito Administrativo, Direito Processual Civil.
Autor de dois livros: 
1º - A Política, o Estado e os Direitos Fundamentais: Um Reexame Fenomenológico. 
2º - Direito constitucional Interdisciplinar. Editora: Sérgio Antônio Fabris – Porto Alegre. RS. Site: http://ribeiroserpa.com/

O QUE É SOCIAL DEMOCRACIA?

A social democracia é uma teoria de governar, que parte do princípio de que todos os homens devem dar a sua contribuição, na vida social, a fim de que todos, sem distinção, independente da origem social, cor, sexo ou credo religioso, possam desenvolver suas vocações e, a partir deste esforço coletivo, se tenha uma sociedade mais justa e equilibrada, onde as individualidades possam aflorar, sem serem inibidas em seus propósitos de crescimento pessoal, pelo governo ou pelo Estado.
Para tanto, é indispensável que todos os seres humanos possuam condições físicas e psíquicas saudáveis para poderem exercer o seu papel na competitividade natural, que se processa na vida humana inter-relacional. Por isso, o Estado (entenda-se governo federal, estadual e municipal) deve oferecer a todos os cidadãos bons serviços de saúde, educação, segurança, lazer, defesa do consumidor, proteção ao meio ambiente etc., de tal modo que, na luta pelo sucesso na vida, todos tenham as mesmas condições no ponto inicial da disputa por espaço na vida social.
Editado por: Edison Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário