quarta-feira, 15 de junho de 2011

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO – 80 ANOS.


É membro das diretorias do Clube de Madri (Madri) e do Inter-American Dialogue (Washington, D.C); membro consultivo da Clinton Global Initiative (New York, NY); do World Resources Institute (Washington, D.C), do Thomas. J. Watson Jr. Institute for International Studies da Universidade de Brown (Providence, RI) e da United Nations Foundation (New York, NY).

 Nascido no Rio de Janeiro em 1931, foi casado com Ruth Cardoso (1930-2008) e tem três filhos. Sociólogo formado na Universidade de São Paulo, afirmou-se desde o final dos anos 1960 como um dos mais influentes intelectuais latino-americanos na análise de temas como os processos de mudança social, desenvolvimento e dependência, e democracia. Cardoso teve participação ativa na luta pela redemocratização do Brasil. Eleito Senador do Estado de São Paulo, foi Membro Fundador do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em 1988. Foi Ministro das Relações Exteriores (10/1992 a 05/1993), e da Fazenda (05/1993 a 03/1994).
Ex-Professor catedrático de Ciência Política, hoje Professor Emérito da Universidade de São Paulo, ensinou nas Universidades de Santiago do Chile, da Califórnia (em Stanford e em Berkeley) e, de Cambridge (na cátedra Simon Bolívar) na Inglaterra, de Paris-Nanterre, bem como na École des Hautes Études en Sciences Sociales e no Collège de France. Presidente da Associação Internacional de Sociologia (ISA) (1982-1986). Doutor Honoris Causa de mais de vinte universidades das mais prestigiadas. Membro honorário estrangeiro da American Academy of Arts and Sciences.
 Mereceu honrarias como o Prêmio "Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional 2000", o primeiro dos Prêmios "Mahbub ul Haq por Notável Contribuição ao Desenvolvimento Humano" do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2002) e o Prêmio "J. William Fullbright para o Entendimento Internacional" (2003).

Editado por:Edison Franco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário