segunda-feira, 13 de junho de 2011

CONHEÇA NELSON MARCHEZAN JÚNIOR

Nelson Marchezan Júnior tem 39 anos, é natural de Porto Alegre e filho do falecido ex-deputado federal Nelson Marchezan e da professora Maria Helena Bolsson Marchezan. É pai de Nelson Marchezan Neto, com Nadine Dubal. Formado em Direito, exerceu a profissão por oito anos antes de ingressar na vida pública. Atualmente, cursa pós-graduação em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas.
 Em 2003, Marchezan assumiu o cargo de diretor de Desenvolvimento, Agronegócios e Governos do Banrisul. Em 2006, elegeu-se deputado estadual com 45.604 votos, o mais votado da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa. Foi eleito para quatro anos como presidente da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle. É também titular da Comissão de Constituição e Justiça da AL.
Nas eleições de 2010, conquistou nova vitória nas urnas, elegendo-se deputado federal com 92.394 votos.
 ATUAÇÃO PARLAMENTAR
 Marchezan é o autor do projeto, já transformado em lei, que vedou qualquer compra e contratação por dispensa de licitação em todos os poderes do Estado. É a cotação eletrônica. Agora, todos os preços são cotados pela internet. Por outro projeto, também já transformado em lei, todas as compras e contratações de qualquer órgão público estadual se darão por um leilão ao contrário, na internet, onde vence quem oferecer o menor preço. É o pregão eletrônico. São as duas ferramentas mais modernas para o combate à corrupção, economia, transparência e agilidade no setor público.
Em 2010, Marchezan conquistou avanços importantes na transparência em relação aos gastos públicos. Graças ao seu projeto, já transformado em lei, o setor público terá que publicar a cada bimestre um quantitativo dos cargos públicos, informando quantos são e quanto custa cada servidor público. Trata-se da lei da publicação da remuneração de todos os servidores públicos estaduais na internet. A finalidade é dar ao cidadão oportunidade de saber quanto paga para os seus servidores.
Marchezan continua defendendo a aplicação do teto salarial, determinado pela Constituição em todos os poderes, por justiça salarial e respeito ao contribuinte, que vai gerar uma economia superior a R$ 15 milhões.
Marchezan também é o autor da Lei de Incentivo à Saúde, que está tramitando na AL, e que vai permitir às empresas destinar parte de seus impostos para projetos na área da saúde em seu município ou região. O caminho do recurso é mais curto, com menos chances de desvio. A empresa financia a saúde de seu município e o Conselho Municipal de Saúde aprova e fiscaliza o projeto de interesse da comunidade.
Marchezan obteve outra vitória importante em setembro de 2010, quando conseguiu que os deputados aprovassem seu projeto pedindo a instalação da Comissão Permanente de Segurança Pública na AL. Depois de um ano de articulações junto a entidades da segurança pública, Marchezan conquistou o apoio necessário para a aprovação do projeto. Agora, a Assembleia vai discutir de forma técnica e regimental, todas as semanas, este assunto que é tão importante para os gaúchos. Esse foi mais um compromisso de campanha cumprido por Marchezan. Conforme o deputado, “não era mais possível que o Parlamento gaúcho se abstesse de debater este tema”.
Por sua atuação destacada no Parlamento, Marchezan recebeu o reconhecimento da sociedade. Em 2009, foi agraciado com o Prêmio Springer Carrier – ARI, da Associação Riograndense de Imprensa, na área de economia e o Prêmio Mérito Lojista, categoria Personalidade Política, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL/RS. Em 2010, recebeu o Prêmio Líderes & Vencedores 2010, promovido pela Federasul e Assembleia Legislativa, na categoria mérito político. Também foi homenageado na categoria personalidade política pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, Regional Rio Grande do Sul (Assespro-RS), em comemoração aos 30 anos da entidade.
Editado por: Edison Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário